Imagine que você queira criar um modelo tridimensional de um objeto – um carro, por exemplo – com o seu celular você tira várias fotos de ângulos diferentes do carro. As fotos serão enviadas para um site específico da internet para serem processadas. Depois, o software baixa as fotos e se encarrega juntá-las para criar o modelo 3D no computador.
Também é possível usar câmeras comuns para conseguir o efeito, mas nesse caso seria necessário baixar as fotos no computador e enviá-las para a internet.
A quantidade de fotos necessárias para o efeito tridimensional varia de acordo com o tamanho do objeto. Para criar o modelo de um carro, por exemplo, são necessárias cerca de 40 fotos. Já um bolo de aniversário precisaria de apenas 25.
Um plug-in para navegadores também foi desenvolvido pelos pesquisadores da Microsoft para que os modelos possam ser compartilhados online. As aplicações são muitas, segundo Eric Stolnitz, um dos pesquisadores: “Você pode usar para vender algo online, brincar com os amigos ou registrar a imagem de um objeto para fins de seguro”, conta.
O único “porém” é que o software só permite criar modelos de objetos parados; não é possível criar filmes em movimento. Parece que não vai ser dessa vez que você vai poder bancar o James Cameron.
Fonte: MIT – Technology Review
Nenhum comentário:
Postar um comentário